18 de fevereiro de 2010

abertura a experiência

Não é só porque estou fazendo psicologia que direi isso, mas sim, por minhas experiências recentes...a nossa mente exerce muita influência na nossa vida!

Vamos pegar um exemplo bem prático...
As imagens de figura-fundo, sim, aquelas que podemos ver duas imagens em um mesmo desenho, e isso se dá devido a nossa organização perceptual...ou seja, tentamos na nossa tendência primitiva distinguir aquilo que nos é mais ou menos importante. Então cada pessoa pode reconhecer primeiro uma parte, e outra, reconhecer a outra parte da imagem. Vejamos:

O que você vê primeiro?
Eu respondo que vejo primeiro os rostos, outros responderão que veem primeiro o vaso. Isso varia.

Pois bem, saindo da teoria e entrando na vivência, a gente pode pensar...quantas vezes a gente só consegue ver algo/alguma situação/alguma pessoa/algum sentimento somente de uma forma?
Esquecendo que temos todo o resto da "imagem" para ver e perceber. E aí, que entra a parte mais fantástica: quando percebemos algo novo. Alguma imagem linda escondida até então do nosso campo de visão.
E com esse olhar de outra forma, esse descobrir algo lindo nos faz mudar. Nos faz deixar de lado visões que se acomodam em nossos olhos, confundindo nossa percepção do todo.

O nome dessa postagem é Abertura a Experiencia, e quero deixar bem marcado que quanto mais nossos olhos se abrirem, nossas experiencias ultrapassarem nossos "limites", mais conseguiremos ver todas as possibilidades e perceber que elas não estão tão longe de nós, pelo contrário.

Obs.: "limites" estão entre aspas porque esses limites são feitos por nós, e somente nós podemos mudá-lo.

Com muitos sorrisos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário