Sou estudante de Psicologia. No meio pro final da faculdade.
Fase pré-estágios curriculares, isto é, fase pré-escolhas que modificarão e muito o futuro pós-formatura.
Imersão em cadeiras cada vez mais técnicas, voltadas para o campo de atuação de um psicólogo. Que bom. Tenho estado bem feliz percebendo a profissão de maneira mais concreta, me imaginando nesse papel e enfim, tô louca que iniciem os estágios!
Só que tenho me incomodado com algumas questões acerca desse quadro que pintei há pouco.
Quero citá-las aqui e não me desculpo se insultar alguém em específico. É meu blog e quero que todos que convivem comigo, possam lê-lo.
Bem, me incomoda:
1. Linhas teóricas em ataque
- vejo professores falando: "porque em outras teorias não é assim tão maravilhoso como a minha teoria", poxa! já sabemos muito bem de qual teoria tu tá criticando, jogue limpo e fale diretamente qual é!
- escuto: "Bruna você vai ser humanista porque você faz grupo de estudos em psicanálise?"
poxa! preciso aprender a psicanálise pra poder depois falar: "porque a psicanálise acredita nisso, e o humanimo acredita naquilo" e preciso saber beeeeeeem pra poder criticar!
- uma guerra fria (ou quente demais) instaurada entre as linhas teóricas, por vezes esquecendo que devemos defender as pessoas e não nossas técnicas e métodos "milagrosos"!
- percepção de colegas muito certos numa escolha e muito fechados pra novas descobertas!
poxa! somos jovens ainda pessoal! temos muito o que aprender!
- comentários incoerentes ao falar de outras linhas que não aquelas que "escolhemos"
poxa! vai estudar primeiro antes de falar e criticar! não pegue uma parte do todo e meta pau em cima!
sério! vamos parar de nos degladiarmos e acharmos que o nosso umbiguinho, que a nossa técnica, que a nossa associação brasileira, que a nossa formação específica é melhor que outras por aí!
porque depois o que acontece: não construímos uma identidade profissional, e sim identidades profissionais que não nos fazem inter-dialogar, que não nos fazem aprender, que não nos deixam indicar um paciente/cliente pra outro colega... enfim... que barram nossos diálogos e que prejudicam só as nossas representações sociais por aí!
vamos encontrar nosso caminho, sim, vamos, mas vamos respeitar o caminho do outro, aprender e criticar de maneira inteligente ele.
quem tem que achar se somos bons mesmo são nossos clientes, pacientes, avaliandos.
chega disso!
estou cansada, muito cansada com tudo isso!
e enfim, todas as linhas estão conectadas porque uma surgiu da outra e realmente espero que novas surgirão ainda!
AFF